O Mini curso "A turbulenta Europa Oriental: Os casos da Ucrânia e da Polônia"

O Mini curso com o tema "A turbulenta Europa Oriental: Os casos da Ucrânia e da Polônia" foi ministrado pela Profª Drª Monika Sawicka, e foi realizado nos dias 02 e 04 de Agosto na sala RAV92 da UERJ. O curso se configurou como a primeira iniciativa híbrida realizada pelo laboratório, com interação pelo Google Meet, transmitido ao vivo pelo Youtube e tudo concomitantemente a experiência presencial. Carlos Marcelo Paes e Celso Moreira Louzada Filho foram os responsáveis pela produção.

IV Seminário da Cátedra foi realizado na UERJ

No dia 28 de junho de 2022 foi realizado, no auditório 91 no nono andar da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), o IV Seminário da Cátedra Sergio Vieira de Mello em comemoração ao mês do refugiado. A atividade contou com 3 ciclos. No horário da manhã, tivemos a presença da deputada da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ), Dani Monteiro, que apresentou junto com outros convidados os 3 projetos de leis aprovados que beneficiam refugiados, solicitantes de refúgio, apátridas e pessoas com visto humanitário.
No horário da tarde, os grupos que fazem parte da Cátedra apresentaram seus projetos de pesquisa. Dentre eles contamos com a presença do Instituto de Letras, o Programa de pós-graduação em Psicologia Social e o Laboratório de Estudos de Imigração (LABIMI) com dois projetos.
O final do seminário no horário da noite teve a presença do professor Murilo Sebe Bon Meihy do PPGHIS da UFRJ que ofereceu a palestra “Ouro negro, lixo branco: petróleo, comida e deslocamento forçado no Oriente Médio contemporâneo”.

Curso de Extensão: Estado Novo e o pensamento autoritário no Brasil

O curso da Profª Drª Marly Vianna está sendo um sucesso, e está ocorrendo as quartas-feiras, de Julho até novembro.

Aprovação de leis com a participação da Uerj traz esperança de mais acolhimento a refugiados no Rio

As instituições de ensino superior do Rio de Janeiro poderão destinar vagas ociosas nos cursos de graduação e pós-graduação aos refugiados que moram no estado. A autorização está prevista na Lei 9.668/22, sancionada na última sexta-feira (6) pelo governador Cláudio Castro. Outra norma aprovada recentemente, a Lei 9.597/22, determina a elaboração de um relatório estatístico sobre as pessoas nessas condições. Ambas são fruto de trabalho conjunto de deputados estaduais com o Laboratório de Estudos de Imigração (Labimi) e a Cátedra Sérgio Vieira de Mello da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). As articulações reforçam a política da Universidade de romper muros e contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e acolhedora. A partir dessas leis, será possível conhecer com mais precisão a comunidade fluminense de refugiados, implementar ações que melhorem as suas condições de vida e oferecer acolhimento efetivo por parte do estado.

Lançamento do livro Migrações forçadas, resistências e perspectivas

O evento aconteceu na UERJ e contou com a participação de um bom público, que pode acompanhar o lançamento presencial com segurança seguindo todos os protocolos de segurança. O livro é de autoria da Profª Drª Érica Sarmiento, coordenadora também do Laboratório de Estudos de Imigração.

Lançamento de livro sobre Imigração de Portugueses e Galegos no Rio de Janeiro

As duas coordenadoras do LABIMI, Lená Medeiros de Menezes e Érica Sarmiento, realizaram o lançamento do livro da Editora Ayran em conjunto de forma presencial no auditório do PPGH com boa presença e respeitando sempre os protocolos de Covid.

Refugiados poderão ter reserva de vagas em Universidades

Instituições de Ensino Superior do Estado do Rio podem ser autorizadas a destinar parte das vagas ociosas dos cursos de graduação e pós-graduação a refugiados que morem no estado. É o que propõe o Projeto de Lei 5.254/21, de autoria dos deputados Dani Monteiro (PSol) e Waldeck Carneiro (PSB), que a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou, nesta quarta-feira (06/04), em segunda discussão.

FONTE: Alerj (https://www.alerj.rj.gov.br/Visualizar/Noticia/52931?AspxAutoDetectCookieSupport=1)